A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) notificou, entre ontem (17) e hoje (18), o mercado Guanabara e o restaurante Mr. Cuca, devido a não comprovação do destino dos resíduos produzidos. "O município não tem a responsabilidade de armazenar, em seus terrenos, o lixo produzido por empresas particulares", afirmou o secretário municipal do Ambiente, José Novaes Faraco.
Segundo o secretário, essas empresas devem encaminhar à Sema um plano de gerenciamento dos resíduos, comprovando onde está sendo depositado o lixo produzido por seus estabelecimentos "Nós ficamos desconfiados de que eles estão depositando o lixo em terrenos públicos e fomos comprovar." Após a visita aos locais, houve a comprovação da irregularidade, infringindo o código ambiental.
As empresas tiveram tempo para se adequarem, no entanto, continuaram praticando o crime, sendo então notificadas. "Agora, nós multaremos essas empresas." O secretário completou, ainda que, além desses locais, outros estão sendo verificados e devem ser notificados nos próximos dias.