O Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (BATEU) tem agilizado a vida de motoristas envolvidos em acidentes sem vítima em Londrina. O serviço foi implantado na cidade no dia 10 de dezembro de 2012 e desde então tem reduzido a presença da Polícia Militar nas ocorrências.
Dados da PM apontam que o serviço tem sido bem procurado na cidade. Desde a implantação até o último dia 18 de fevereiro, 432 motoristas já tinham utilizado o BATEU. No mesmo período, a PM foi acionada 97 vezes para atender o mesmo tipo de ocorrência.
O comandante da Companhia de Trânsito de Londrina, tenente André Ricardo Alves de Carvalho, avaliou que o sistema tem servido para melhorar o atendimento da PM. Entre os benefícios apontados pelo comandante está a possibilidade de a Ciatran focar em ações educativas e preventivas, como fiscalizações e ações de trânsito, e não só em atendimento a acidentes. O tenente André explicou que a polícia ainda vai até os locais onde não há pessoas feridas, no entanto, o BATEU ajuda a priorizar o atendimento.
Leia mais:
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Feira Londrina Criativa acontece neste fim de semana em shopping da zona norte
"A demanda de acidentes na cidade é muito grande, até por isso priorizamos quando existe atendimento com vítima. Com o serviço, podemos priorizar ainda mais esse tipo de ocorrência e prestar melhor atendimento. Com a redução das chamadas da polícia, podemos investir mais em ações educativas e preventivas. O efetivo que era usado no atendimento a acidentes, agora podemos usar em operações de trânsito".
O comandante reforçou que a presença da PM em acidentes com vitima continua sendo obrigatória. Segundo descrição da PM, considera-se ferido em acidente todo envolvido que tenha sofrido algum tipo de trauma em virtude do acidente, e necessite ser encaminhado a uma unidade de Pronto Socorro, seja por meios próprios ou ambulância.
O comandante contou que muitos já tem conhecimento do BATEU e nem chega a acionar a PM. Porém, motoristas que desconhecem o serviço são orientados a registrar o boletim pela internet. A sugestão tem sido bem recebida, mas algumas pessoas insistem na presença da PM. O comandante creditou o acionamento à dificuldade de alguns em preencher o documento virtual.
O BATEU já está disponível nas principais cidades do Paraná. Conforme o comandante, o serviço da PM objetiva proporcionar comodidade ao cidadão permitindo efetuar, pela internet, o registro de acidente de trânsito sem pessoas feridas, apenas com danos materiais.
"A pessoa faz tudo em casa e auxiliza quem precisa de agilidade. O motorista agora não precisa comparecer ao batalhão, enfrentar filas ou esperar muito tempo no local do acidente. O BATEU evita esse tipo de burocracia".
Qualquer pessoa envolvida no acidente de trânsito poderá efetuar o registro do acidente no prazo de 180 dias decorridos do fato. É necessário informar dados pessoais, endereço, telefone, e-mail, e ainda dados do próprio veículo (placa e Renavam), além do máximo de informações dos demais envolvidos no acidente.
Toda a comunicação ocorrerá através do e-mail informado ao sistema, facilitando o acompanhamento passo-a-passo das etapas do processo que forem executadas (cadastro, emissão de GRD, pagamento e impressão do boletim).