A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Gestão Pública e da Autarquia Municipal de Saúde, realizará nesta quinta-feira (23), das 7h30 às 11h30, o treinamento de servidores municipais para o uso adequado do desfibrilador. O curso acontecerá no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), situado na rua Maranhão, 463, centro.
Vinte e cinco funcionários que trabalham no atendimento ao público, na Praça de Atendimento da Prefeitura, passarão pelo treinamento. Todos foram indicados pela chefia superior e estarão habilitados a realizar massagens cardíacas e a utilizar o desfibrilador quando for necessário. O aparelho emite uma descarga elétrica para corrigir a fibrilação ventricular e fazer o coração bater novamente no ritmo adequado para bombear o sangue.
De acordo com a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, Cleonice Midori, os participantes vão aprender a identificar a pessoa que com parada cardíaca. "Na capacitação, eles aprenderão a identificar as pessoas que estão tendo uma parada cardiorrespiratória ou que já tiveram e saberão dar o suporte básico e realizar a massagem cardíaca. Após a capacitação, a pessoa com certeza estará pronta para utilizar o aparelho, pois ele direciona as ações", explicou.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
De acordo com a Lei n° 8.845, de 17 de julho de 2002, é obrigatório o treinamento e capacitação de pessoal para a prestação de suporte básico de vida em locais públicos e privados com grande concentração de pessoas como, por exemplo, aeroportos, terminais rodoviários, shopping-centers, hipermercados e instituições de ensino superior.