A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do programa Sinal Verde, que realiza um trabalho para inibir a ação de dar esmolas para crianças e adultos nos sinaleiros da cidade desde 2005, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, irá apresentar neste sábado na avenida Higienópolis (próximo ao Iate Clube de Londrina), das 14h às 16h, uma ação descontraída e lúdica que visa conscientizar motoristas que vão passar pelo local.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luiza Amaral Rizotti, a ação educativa faz parte da campanha "Não dê esmolas, dê oportunidade" do Sinal Verde, que vai intensificar o trabalho de conscientização com a população neste fim de ano.
Ela explicou que mesmo neste período de férias, propício para o aumento de crianças nas ruas, o Sinal Verde está conseguindo exercer o objetivo da campanha e manter o baixo índice de pessoas nas ruas da cidade. Maria Luiza disse que, no evento de amanhã, grupos do programa da Assistência Social vão distribuir panfletos orientando sobre como evitar a ação de dar esmolas e um grupo da Secretaria de Cultura vai realizar uma apresentação cultural com pernas-de-pau, com o objetivo de alegrar o trabalho promovido.
Leia mais:
Vivi Xavier aumenta população em 44%; Cincão e Centro Histórico registram queda de moradores
Após resgate em Carlópolis, filhote de lontra recebe cuidados veterinários em Londrina
Instituto Não Me Esqueças lança campanha de Natal em Londrina
Forças de segurança vão intensificar policiamento do comércio londrinense no fim de ano
A secretária de Assistência Social ressaltou que o trabalho da campanha é permanente nas vias públicas do município, mas que o Sinal Verde intensificou as ações neste final de ano, colocando mais equipes nas ruas e locais de maior incidência do ato de dar esmolas. Ela enfatizou a iniciativa da parceria com a Secretaria de Cultura, e afirmou que eventos do tipo servem como atrativo para os motoristas se mobilizarem e aprenderem que, quando dão esmolas, não estão beneficiando as crianças e adultos que pedem ajuda.
O trabalho realizado pelo Sinal Verde é feito em parceria com assistentes sociais, psicólogos, terapeutas e sociólogos, todos ligados à Secretaria de Assistência Social, para que as pessoas atendidas recuperem os seus vínculos familiares e, assim, não voltem para as ruas. Maria Luiza Rizotti informou que, se a ação educativa de amanhã for bem sucedida, o programa vai continuar a realizar mobilizações semelhantes em parceria com a Secretaria de Cultura em outros vias movimentadas da cidade.
Da Prefeitura de Londrina