Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Segundo a Prefeitura

Sistema das UBS de Londrina já está estabilizado

Redação Bonde
06 nov 2007 às 17:17
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta terça-feira (06) que substituiu o sistema Hygia, em vigor desde 1994, pelo programa Saudeweb. O sistema atua em toda a rede de serviços da Saúde, principalmente nas unidades básicas (UBS), sendo utilizado, entre outras funções, para agendamento de consultas e exames. No dia 2 de maio a secretaria substituiu cerca de 70% das funções do Hygia, e no dia 31 de agosto, o antigo sistema foi desinstalado totalmente. De acordo com Edvaldo de Alcântara Oliveira, gerente de informática, o novo sistema já está estável.

Segundo ele, o processo de migração de um sistema para outro é complexo, principalmente, porque o anterior estava sendo utilizado há 13 anos. Edvaldo Alcântara explicou que existem dificuldades pontuais que, às vezes, são enfrentadas em algumas unidades básicas de saúde, mas são problemas normais da migração que são resolvidos na seqüência. "A maioria desses problemas pontuais ocorre em razão de queda da rede e não no sistema", ressaltou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O gerente de Informática lembrou que a Secretaria de Saúde tem 71 unidades em locais geograficamente distintos, portanto, é comum que um deles fique sem acesso ou com acesso lento por causa da rede. "Problemas pontuais podem acontecer em alguns postos. Eles geralmente são causados por problemas de energia, na ADSL, no servidor, no equipamento ou na fibra ótica", explicou. Segundo ele, quanto mais distante a unidade, maior a probabilidade de acontecer algum problema.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conjunto Cafezal

Dia de São Cristóvão: Paróquia de Londrina promove bênção dos carros nesta quinta

Imagem de destaque
Risco de queda

Barracão abandonado que ameaçava via pública começa a ser derrubado em Londrina

Imagem de destaque
Desafio na Itália

Londrinense se prepara para enfrentar a maior prova de Triathlon do mundo

Imagem de destaque
Rampas e elevadores

UEL recebe recursos para investir em acessibilidade no campus


Edvaldo de Alcântara relatou que as vantagens do sistema Saudeweb em relação ao Hygia são principalmente financeiras. O mainframe (servidor central da prefeitura) rodava o Hygia e, também, o sistema de arrecadação de tributos municipais. Com o desligamento deste servidor houve uma economia mensal de cerca de R$ 180 mil para a prefeitura. Assim, foram desenvolvidos o Saudeweb e um novo sistema de arrecadação.


Conforme o gerente de Informática, o Saudeweb foi desenvolvido com um software livre, não há gastos com manutenção e a própria equipe da secretaria pode fazer os ajustes necessários. Por fim, o novo sistema funciona em ambiente de internet, permitindo mais flexibilidade, porque dá acesso aos serviços de rede, como arquivos e também a contas de e-mail. De acordo com o gerente de informática, o sistema está sendo usado por mais 19 municípios da região.

Segundo ele, a nova tecnologia é um pouco mais lenta do que a do Hygia, mas a Gerência de Informática já está trabalhando para diminuir o tempo de resposta do sistema. "A equipe está trabalhando diariamente para desenvolver melhorias que otimizem o funcionamento do Saudeweb". (NCPML)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade