A Prefeitura de Londrina vai aterrar, nesta quarta-feira (08), às 15h, dois tanques de decantação de água que estão em estado de abandono na antiga fábrica da Infibra, localizada no prolongamento da avenida Luigi Amorese, no jardim Leonor (região oeste). O trabalho será executado por operários da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, e da diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. As informações são do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.
Segundo o diretor de Saúde Ambiental da secretaria, Maurício Barros, os dois tanques estão cheios d’água e abandonados desde novembro de 2003, quando a fábrica foi fechada por problemas financeiros. A Infibra fabricava telhas e caixas d’água de cimento amianto, e os tanques eram utilizados para decantação de cimento e barro, possibilitando o reaproveitamento da água. A água parada favorece o surgimento do mosquito Aedes Aegipty, transmissor do mosquito da dengue e também pode ser foco do vírus transmissor de hepatite A.
De acordo com o diretor, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do jardim Leonor tem detectado vários casos de hepatite A, de pessoas que moram próximas da área abandonada. Por isso, há vários meses, a coordenação da UBS e o Conselho de Saúde do jardim Leonor vêm cobrando uma solução para o problema, que agora foi articulada com a Promotoria do Meio Ambiente.