Com uma boa participação de servidores e professores e uma presença tímida dos estudantes, a comunidade universitária foi às urnas nesta quarta-feira para escolher o novo reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A votação, marcada pela tranquilidade, começou às 6h30, no Hospital Universitário e se estenderia até às 23 horas, no mesmo local.
Segundo informações da Comissão Eleitoral, para vencer a eleição em primeiro turno, o candidato deve ter 50% mais um dos votos válidos apurados. De acordo com Rosa Abelin, integrante da comissão, se isso não acontecer, os dois mais votados disputarão o segundo turno no dia 14 de maio. ‘O nome do vencedor encabeça, então, a lista tríplice que será apresentada ao governador Jaime Lerner (PFL). Ele provavelmente confirmará no cargo a escolha da comunidade acadêmica’, explicou.
Uma parcial feita às 16 horas, pela Comissão Eleitoral, apurou que haviam votado 61,28% dos docentes, 63,73% dos funcionários e apenas 17,49% dos estudantes. As 44 urnas começariam a ser apuradas na sequência, no Núcleo Esportivo. Essa é a 8ª eleição para reitor na história da universidade. Cerca de 20 mil pessoas – entre professores, funcionários e alunos – estavam aptas a participar da eleição, um número de eleitores superior a de 60% dos municípios do Paraná.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
Leia mais na edição da Folha de Londrina desta quinta-feira
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom