O número de mortes em acidentes de trânsito este ano em Londrina já cresceu 49% em comparação com o ano passado, faltando pouco menos de um mês para terminar o ano. A informação foi prestada ontem à tarde na Câmara Municipal pelo comandante da Companhia de Trânsito de Londrina, capitão Ricardo Eguedis. Para ele, a situação é ''extremamente grave'' e se caracteriza como problema de saúde pública.
Eguedis informou que mais da metade das pessoas com traumas atendidas nos hospitais de Londrina foi vítima de acidentes. De acordo com os dados apresentados, em 2009, 55 morreram em acidentes de trânsito na cidade e este ano já foram 82 vítimas fatais.
Algumas causas do aumento da violência no trânsito são, segundo Eguedis, o crescimento do número de veículos em circulação - causado pela melhoria na renda de boa parte da população -, o fato de muita gente dirigir sem habilitação; o costume de não usar a seta para fazer as conversões e até mesmo o estresse causado pelos engarrafamentos nos horários de rush.
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Para Eguedis, a saída seria rediscutir a situação do trânsito na cidade e investir em fiscalização eletrônica. Alguns vereadores sugeriram a realização de campanhas educativas para reduzir o número de acidentes de trânsito na cidade.