Uma pesquisa feita pelo Instituto para Informação Científica (ISI) mostrou que a Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a 24ª instituição brasileira mais citada em artigos nos últimos três anos. O ranking "Campeões de Citação" foi divulgado no início da semana pela "Folha de São Paulo". Na relação, a UEL aparece com 115 artigos, 183 citações e média de 1,59 citação por texto publicado. A primeira instituição do ranking nacional, o Instituto Butantan, aparece com média pouco superior a 3 citações por artigo.
A compilação foi feita pelo pesquisador Rogério Meneghini, da USP, que levantou as 27 instituições nacionais que publicaram mais de 100 artigos de impacto em 2005 e quanto esses textos foram citados até setembro passado, em revistas científicas indexadas na base de dados do ISI. Basicamente, as revistas indexadas no ISI só aceitam publicações em língua inglesa. Segundo o ranking, instituições brasileiras conhecidas como USP e Unicamp, foram superadas em citações pelo Instituto Butantan, de São Paulo, que aparece no topo da lista com 135 artigos e 408 citações.
O diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Proppg) da UEL, Edson Miglioranza, afirma que os artigos produzidos na UEL ganharam relevância na comunidade científica frente à importância, adequação e impacto. Dessa forma os textos dos londrinenses acabaram virando referência e ganhando visibilidade.
Leia mais:
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
No entanto, de acordo com o diretor da Proppg, muito ainda precisa ser evoluído em termos de pesquisa. Enquanto a UEL conseguiu publicar na "Web of Science" (página do ISI na Internet), entre 2005 e 2007, cerca de 100 trabalhos, a Universidade de Harvard (EUA) produziu no mesmo período 9.003 artigos, teve 89.232 citações e uma média 9,91 de citação por artigo. A universidade que se aproxima de Harvard é a USP, com 4.170 trabalhos publicados. A Harvard é a instituição mais citada no ranking internacional. (AEN)