O vereador Mário Takahashi (PV), integrante da Mesa Executiva da Câmara de Vereadores de Londrina, é uma das seis jovens lideranças nikkeis da América Latina, selecionadas pelo governo japonês para uma visita oficial de intercâmbio naquele País. Takahashi é o único representante do Estado do Paraná e fará a viagem acompanhado por três jovens do Estado de São Paulo, um do Paraguai e outro do México. Takahashi confirmou a sua viagem na última quinta-feira, durante sessão do Legislativo Londrinense.
O vereador representará a Câmara de Vereadores de Londrina e a comunidade nikkei do Paraná, e participará de workshop e palestras com líderes empresariais e políticos do Japão, com previsão inclusive de contato com a família imperial. Takahashi embarca nesta sexta-feira (22/2), à tarde e deve retornar ao Brasil no dia 4 de março. A viagem será totalmente custeada pelo governo japonês.
"Pretendo apresentar a Câmara de Vereadores como incentivadora dos investimentos em Londrina e capaz de promover o estreitamento de contatos da cidade com o empresariado e as autoridades japonesas. Vou destacar a cidade pela sua característica empreendedora, pois com apenas 78 anos Londrina se destaca pela sua infraestrutura. Pretendo também mostrar a riqueza do solo e do comércio da região do Norte do Paraná", afirmou o vereador.
Leia mais:
Dia da Saul Elkind movimenta principal via comercial da zona norte de Londrina
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Sessão Kinopus exibe filmes restaurados para comemorar os 90 anos de Londrina
Takahashi agradeceu o empenho do veterano vereador londrinense Roberto Kanashiro (PSDB), decisivo na escolha do seu nome como jovem liderança nikkei para participar do programa de intercâmbio. Segundo ele, esta nova diretriz do governo japonês visa fortalecer os laços de amizade e cooperação econômica entre o Japão e os países latino-americanos, por meio da lideranças jovens. "O vereador Kanashiro assumiu o compromisso com o Consulado Japonês do Paraná para trabalhar na formação de líderes jovens da nossa região. Como descendente japonês e vereador em Londrina, me sindo honrado com a escolha do meu nome e espero corresponder à expectativa além de representar nossa cidade e região, o Paraná e a Câmara de Vereadores com muita dignidade", disse o vereador.
Além do contato com políticos e empresários, a programação dos líderes nikkeis latino-americanos no Japão prevê também reuniões com jovens naquele país. Neste contexto, o vereador Mario Takahashi pretende apresentar o trabalho desenvolvido em Londrina e região pelos integrantes da Câmara Júnior Internacional. A Câmara Júnior, de acordo com Takahashi está presente em 110 países (inclusive o Japão) e presta consultoria e apoio a jovens investidores, pautado na valorização cultural e comunitária, sustentada por ações de solidariedade. Em Londrina, a Câmara Júnior foi fundada por jovens nikkeis, mas o trabalho não se restringe à comunidade japonesa.