O vereador Péricles Deliberador (PMN), presidente da Comissão de Defesa ao Consumidor e Segurança Pública da Câmara de Vereadores, participou na última quarta-feira (6/2) de uma visita organizada pelo Núcleo Permanente de Segurança Pública de Londrina ao Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo (COPOM), instalado na capital paulista. Participaram da comitiva londrinense o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Flávio Balan; o diretor da Acil e coordenador do Núcleo Permanente de Segurança, Marcelo Cardoso; o presidente do Sinduscon Norte, Gerson Guariente Junior; o comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar, coronel Samir Elias Geha; o delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial de Londrina, Márcio Amaro; o Secretário de Defesa Social do Município, coronel Rubens Guimarães; e o arquiteto André Sell.
O presidente da Comissão de Segurança do Legislativo informou que o objetivo da visita foi conhecer o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública instalado na capital paulista e no qual são coordenadas as atividades das áreas de segurança e emergência da maior metrópole do País. Ainda segundo Deliberador, o sistema adotado pelo COPOM-SP é considerado atualmente um dos mais mais modernos do mundo. No local estão concentrados os comandos das Polícias Civil, Militar e Federal; do Corpo de Bombeiros; as unidades do Samu e Siate; os órgãos assistenciais do município além de um moderno sistema de monitoramento por câmeras da capital paulista. A concentração das informações permite o atendimento ao cidadão no prazo máximo de cinco minutos em qualquer ponto da cidade de São Paulo.
"Acompanhamos o atendimento de diferentes ocorrências como acidentes, furtos, homicídios, assaltos e até sequestros, muito comuns em São Paulo, e observamos uma resposta bastante rápida por parte dos órgãos de segurança pública. Por isso também defendemos a instalação em Londrina de um centro de tecnologia avançada em segurança, nos moldes do existente em São Paulo e no interior das instalações do 5° BPM. Daí porque realizamos esta visita em busca de conhecimento", afirmou o vereador.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Segundo Péricles Deliberador, o arquiteto André Sell já está trabalhando na elaboração de um projeto para o COPOM-Londrina, cuja construção deverá ser custeada pela sociedade civil organizada do município. Ele lembrou que parte dos equipamentos necessários, como as câmeras de monitoramento, já estão disponíveis no 5° Batalhão. "Com isso esperamos que o Governo do Estado também se sensibilize e aumente o nosso efetivo policial, para garantir maior segurança ao cidadão londrinense", disse o vereador.
Ainda de acordo com Deliberador, a Comissão de Segurança do Legislativo composta também pelos vereadores Marcos Belinati (PP) e Roberto Fú (PDT) vai apoiar e acompanhar o desenvolvimento do projeto de ativação do Copom-Londrina. "Queremos que a Câmara de Vereadores participe efetivamente desse processo para melhoria das condições de segurança da nossa cidade. E estaremos juntos com toda a sociedade e os órgãos de segurança envidando esforços para que isso aconteça", garantiu Deliberador.