O prefeito em exercício José Joaquim Ribeiro sancionou esta semana a lei municipal 11.001 que dá nome ao viaduto da PR-445, na confluência com a Avenida Ayrton Senna, na zona sul de Londrina.
A obra viária se chamará Viaduto Professor Nely Lopes Casali, uma homenagem ao fundador do curso de direito da Universidade Estadual de Londrina, que faleceu em 2007, aos 85 anos, após sofrer um acidente no centro da cidade. De autoria de diversos vereadores, a lei foi publicada no Jornal Oficial do Município em 22 de setembro.
Porém, ainda não há data para a obra ser concluída. A alça que dá acesso à Unopar e ao Shopping Catuaí foi finalizada nesta semana. O Instituto de Planejamento Urbano (Ippul) deverá emitir parecer técnico sobre a viabilidade de liberação do tráfego ante do final de toda a obra.
Leia mais:
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Quarta-feira será de Sol e tempo estável em Londrina e nos municípios da região
"O Ippul também deverá estabelecer em que sentido será a via ou se será de mão dupla", disse o secretário de Obras, Marcelo Teodoro. Após a liberação do Ippul, caberá à Companhia de Trânsito (CMTU) pintar faixas e colocar a sinalização vertical.
O viaduto começou a ser construído há mais mais de dois anos, em março de 2008. Após inúmeros atrasos e problemas, a prefeitura não renovou o contrato com a empresa contratada para executar a obra, a Visatec, e, no começo deste mês, encampou as obras. Agora, aguarda a finalização para a compra e aluguel do maquinário pesado necessário para a conclusão dos serviços.
Falta ainda fazer o setor norte do viaduto, com a conclusão do aterro, a execução do meio-fio e galerias, assim como compactação e pavimentação do asfalto, além da sinalização e iluminação e alça de acesso. Não há prazo para conclusão das obras.