Dezenas de viaturas, adquiridas pela Prefeitura de Londrina para a Guarda Municipal (GM) nos últimos anos, passaram a ficar sem uso na última semana, depois que o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) determinou que os guardas parassem de fazer o patrulhamento pelas ruas, utilizando os veículos, e passassem a vigiar os prédios públicos. No sábado (12), por exemplo, pelo menos 20 carros estavam parados no módulo da Guarda localizado às margens do lago Igapó II, na área central da cidade.
Kireeff admitiu o problema, mas garantiu que o veículos vão voltar a ser utilizados. "Em um primeiro momento, determinamos a utilização da Guarda Municipal na vigilância dos espaços públicos por que é isso o que a lei prevê. No entanto, não podemos esquecer que os guardas fazem um importante trabalho em toda a cidade, seja patrulhando as ruas com os carros ou auxiliando no trabalho policial", destacou.
Segundo o prefeito, o patrulhamento vai voltar a ser feito depois que a Guarda Municipal contar com efetivo suficiente. A prefeitura pretende contratar 100 novos agentes até o final do primeiro semestre deste ano. Os interessados já passaram por concurso público e, no próximo mês, vão realizar exames e treinamentos.