O Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação de Londrina e Região (Siemaco) alertou nesta quinta-feira (17) que a empresa Visatec, contratada pela Prefeitura para execução de várias obras, está atrasando de forma sistemática o pagamento do vale-refeição. Sindicalizados prometem encaminhar denúncia à Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
"Há muitos anos, a Visatec traz problemas ao Sindicato. Já foram feitas várias denúncias ao Ministério do Trabalho, mas desta vez não houve. Os funcionários prometem encaminhar denúncia à DRT. Os salários sempre vêm com atraso, alguns meses com dois ou três dias, isso é corriqueiro", explicou o advogado Vinícius Rodrigo Petrilo. Ele alertou que agora o problema vem sendo com o vale-refeição. "A convenção coletiva permite que através de um acordo coletivo assinado entre as partes, a data mude do quinto dia útil para o dia 18", revelou.
De acordo com a presidente do Siemaco, Izabel Aparecida de Souza, há a promessa de resolver os problemas. "Conversei com o RH da empresa, eles me prometeram que o pagamento será feito nesta sexta-feira, último prazo, previsto por lei. Caso não seja, irei pessoalmente na empresa para ver o que está acontecendo e tomar as medidas para o caso."
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Segundo ela, em meses anteriores, os pagamentos foram feitos em dias diferentes e fora do prazo. "Teve mês que o pagamento foi feito no mês seguinte. Eles não tem data fixa para o pagamento e isto acarreta em transtorno para o trabalhador", ressaltou.
O sócio-proprietário da Visatec, Faiçal Janani Junior, nega que a acusação de que o tíquete-alimentação tem sido feito com atraso todos os meses. Segundo ele, no mês passado, o tíquete foi repassado aos trabalhadores na mesma semana em que foi pago o salário. "Estamos com atraso este mês devido um problema no sistema de pagamento do tíquete, mas já estamos com um técnico na empresa e até amanhã será feito o pagamento", explica.