"A corrupção que a gente vê hoje é reflexo da falta de educação para a cidadania. Somente educando a criança e sua família, ensinando a serem cidadãos, é que podemos mudar o Brasil." A afirmação é da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, a pediatra Zilda Arns Neuman, que recebeu hoje (09/07) o título de Cidadã Honorária de Londrina, na Câmara Municipal. A homenagem foi concedida por iniciativa dos 21 vereadores.
Segundo Zilda Arns, o trabalho da pastoral - oficialmente indicado para o Prêmio Nobel da Paz deste ano - cresceu nos últimos 18 anos e não se limita a combater a desnutrição e mortalidade infantil. "Tentamos desenvolver uma cultura de paz. A base ainda é o combate à mortalidade infantil, mas defendemos o combate à violência, o estímulo à educação e a geração de renda", afirma.
Zilda Arns dedicou o título de cidadã honorária de Londrina aos voluntários da Pastoral da Criança de todo País. "Fico muito emocionada com a homenagem porque Londrina é o berço do nosso trabalho." Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia de entrega na Câmara, entre elas o prefeito Nedson Micheleti (PT) e secretários, os deputados federais Alex Canziani e Luiz Carlos Hauly, ambos do PSDB, o arcebispo Dom Albano Cavallin e outras autoridades.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Dos 3.334 municípios atendidos pela pastoral no Brasil, 13 fazem parte da Arquidiocese de Londrina. Na microrregião, o trabalhos dos líderes e voluntários abrange 248 comunidades, mais de 13 mil crianças de zero a 6 anos, 12 mil famílias e 585 gestantes.
* Leia mais em reportagem de Telma Elorza na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta terça-feira