Mesmo não havendo unanimidade na decisão de ontem, onde se manteve a atual taxa de juros em 16% ao ano, a conclusão demonstra que a autoridade monetária age com discernimento e independência do poder político do planalto central. O momento de diminuir os juros não é diante de um quadro de incerteza internacional provocado pela alta do petróleo que já chegou a superar a marca de uma crise semelhante em 1973. Diante disto o BC fez o que é correto, manteve os juros e assim que passar este cenário, poderá a autoridade monetária voltar a política de regressão de juros. É lógico que a reclamação vai ser geral hoje e os mercados vão oscilar bastante até que os agentes entendam que o BC tomou a atitude correta. A bolsa deve ter uma queda na abertura podendo reagir a tarde e os juros e cambio vão estar de estáveis a leve alta mas serão movimentos momentâneos que tendem a se acalmar no fechamento do mercado.
Mercado Externo
As ações caíram na Bolsa de Tóquio, que fechou em queda nesta quinta-feira. O índice Nikkei encerrou o dia em baixa de 0,96%, com 10.862 pontos. Segundo analistas o mercado japonês passou por um ajuste técnico, tendo em vista a acentuada alta dos últimos dias.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em baixa de 1,13%, com 11.339 pontos, com perdas nos setores bancário e de telecomunicações. Na Tailândia, a Bolsa de Bangcoc fechou em baixa de 2,5%, com 599 pontos, afetada pelos altos preços do petróleo. Na Malásia, a Bolsa de Kuala Lumpur fechou em ligeira queda de 0,6%, com 788 pontos. Na Coréia do Sul, a Bolsa de Seul fechou em baixa de 1,3%, com 767 pontos. Em Cingapura, as ações das empresas aéreas Singapore Airlines e Neptune Orient Lines caíram em razão dos custos crescentes do combustível, o que fez com que a Bolsa do país fechasse em queda de 1,3%, com 1.741 pontos. Em Taiwan, a Bolsa fechou em queda de 0,8%, com 5.815 pontos, puxada pelo movimento de venda, principalmente no setor de tecnologia. A Bolsa de Jacarta, na Indonésia, esteve fechada hoje em razão de um feriado nacional.
Por volta das 7h50, o barril de petróleo tipo Brent para entrega em julho indicava alta de 0,58%, vendido a US$ 38,12 na Bolsa Internacional de Petróleo de Londres (IPE, na sigla em inglês). Nas negociações eletrônicas na Bolsa de Mercadorias de Nova York (NYMEX, na sigla em inglês), o barril de WTI com entrega para junho contrato que expira hoje- avançava 0,36%, negociado a U$ 41,65.
Algumas praças não haverá operações de mercado hoje em função de dia santo "Ascenção" , mas alguns mercados da europa abriram em leve queda temerosos pelo preço do petróleo que parece pode ter hoje uma alta significativa, depois dos incidentes graves ocorridos no oriente médio onde tanto os EUA como Israel diparam contra civis, ferindo e matando pessoas inocentes. O quadro de incertezas aumenta cada dia enquanto não há acertos sobre os terrítórios palestinos e sobre a soberânia do Iraque.