Mercado Interno
A primeira prévia do Índice Geral dos Preços de Mercado (IGP-M) de agosto não apresentou variação, ficando em zero. Os índices que compõem o IGP-M apresentaram as seguintes variações no período: Índice de Preços no Atacado (IPA), queda de 0,17%; Índice de Preços ao Consumidor (IPC), alta de 0,10%; Índice Nacional da Construção Civil (INCC), alta de 0,94%. No acumulado do ano, o IGP-M registra variação de 5,46%. Em 12 meses, o IGP-M acumula alta de 22,42%. A primeira prévia do IGP-M de agosto ficou no teto das expectativas do mercado, que esperava uma taxa entre -0,20% e zero. Isto reforça as expectativas de analistas de mercado que o BC poderá ser mais ousado no próximo corte de juros. Mercado hoje tende acompanhar as notícias sobre a votação dos quatro destaques que falataram na reforma da previdência.
Mercado Externo
Ásia
A Bolsa de Tóquio fechou em alta de 0,81% nesta terça-feira, influenciada pela divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, que teve alta inesperada de 0,6% no segundo trimestre, afirmam os operadores. O índice Nikkei-225 avançou 77,01 puntos a 9.564,81. Em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 0,90%. Ontem, o índice havia encerrado o dia com alta de 1,49%. Na Bolsa de Cingapura, foi registrada a quinta alta seguida: 0,7%. Os outros mercados asiáticos encerraram o dia com os seguintes resultados: Filipinas (+0,8%), Coréia do Sul (-0,5%), Malásia (-0,4%), Taiwan (+0,8%) e Indonésia (+0,3%). A Bolsa da Tailândia não abriu, porque é feriado no país.
Europa
Mercado europeus em alta Londres abriu com 0,63 % na alemanha alta de 1,53%.
EUA
O Federal Reserve (banco central dos EUA) deverá manter inalterada hoje a taxa de juros no país, que está em 1% ao ano. Os juros norte-americanos estão nos menores níveis dos últimos 45 anos. Na expectativa dos analistas do mercado financeiro, o Fed deverá, além de manter a taxa em 1%, demonstrar uma maior confiança na aceleração da atividade econômica.
Os analistas também estarão atentos para os comentários a respeito da inflação. Os juros futuros registraram uma forte alta nas últimas semanas, o que poderá inibir a retomada dos investimentos e retardar a recuperação econômica.