Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Abertura do mercado financeiro em 11.12.01

Comitê de Investimentos da Century Gestão Recursos Ltda
11 dez 2001 às 08:30
Continua depois da publicidade
NOSSA VISÃO
Ao lado dos movimentos dos investidores para os vencimentos de Ibovespa futuro e de contratos de opções sobre ações, a provável queda dos juros americanos deve determinar a tendência da Bovespa, principalmente porque pode abrir espaço para redução de juros também no Brasil. Como muitos investidores continuam aproveitando a recente melhora do cenário para recuperar mais uma parte das perdas acumuladas desde o início do ano, a Bovespa pode conseguir manter a trajetória de alta. Na segunda-feira, a bolsa paulista subiu 1,10%, depois de ter alternado altas e baixas durante todo o pregão.
O mercado de câmbio continuará nesta terça-feira a ter o fluxo cambial como principal referência. O dólar vem caindo de forma expressiva nos últimos dias, influenciado principalmente pelos ingressos de recursos externos no país e pela demonstração de tranqüilidade do Banco Central diante das sucessivas quedas.
ASIA
O início oficial da recessão no Japão, anunciado na sexta-feira com a segunda contração seguida do PIB, reflete-se na Bolsa de Tóquio, que desde então registrou três pregões seguidos de baixa. Hoje, o índice Nikkei caiu 0,92% (97,10 pontos), fechando em 10.473,91. Quem contava com uma recuperação, hoje, foi desestimulado pelo recuo de ontem no Dow Jones e no índice Nasdaq.Além disso, o mercado ainda está assimilando o forte impacto causado pela notícia de que as encomendas aos fabricantes de equipamentos industriais atingiu o nível mais baixo em 14 anos. Para os investidores, não há motivo para comprar ações já que não há sinal de que a demanda esteja aumentando. As empresas que mais sentiram a pancada foram as que lidam com alta tecnologia. as ações da Sony caíram mais de 3%, e as da Toshiba, mais de 4%. Nos outros mercados asiáticos, Taiwan fechou em baixa de 0,89%, enquanto Seul subiu 0,20%. A Bolsa de Cingapura está caindo 0,33%, enquanto Hong Kong perde 0,70%.
EUROPA
A Bolsa de Valores de Paris abriu o pregão em baixa de 0,72%. A Bolsa de Frankfurt também opera em queda de 0,50%. Em Zurique, baixa de 0,67%.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade