Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Abertura do Mercado Financeiro em 31.01.02

Century Investimentos Ltda
31 jan 2002 às 08:54
Continua depois da publicidade
ÁSIA
A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em alta de 0,79% nesta quinta-feira. O índice Nikkei ganhou 78,32 pontos e encerrou a 9.997.80.
EUROPA
A Bolsa de Valores de Londres abriu hoje com tendência de alta. O índice geral FT-100 ganhou 32,2 pontos e se situa em 5.121,5.
BRASIL
Os mercados de dólar e juros chegam ao final de janeiro corrigindo os excessos de otimismo do início do mês. Depois da queda de 7,44% registrada em dezembro, o dólar chega ao final de janeiro contabilizando valorização de 5,14%. Os juros futuros, que chegaram a projetar taxas no patamar dos 18% para os próximos meses, voltaram à realidade dos 19%. O principal motivo para essas correções foram a balança comercial aquém do esperado e os índices de inflação superiores às estimativas iniciais.
A queda mais lenta da inflação e a incerteza quanto ao quadro dos fatores que interferem na taxa de custo de vida fizeram o Comitê de Política Monetária (Copom) manter os juros básicos da economia em 19% ao ano. A explicação consta da ata da última reunião do grupo, em 22 e 23 de janeiro.
Segundo a diretoria do Banco Central (BC), que compõe o comitê, os desdobramentos da crise Argentina são o principal fator de incerteza no cenário externo. Além disso, é necessária atenção " para o comportamento do fluxo de capital externo, no contexto do processo eleitoral doméstico " . Outras fontes de preocupação são as pressões exercidas pelos reajustes de preços administrados.
ARGENTINA
O Governo argentino mantém os depósitos fechados porque teme uma quebra em massa dos bancos, que alegam não ter dólares suficientes em caixa, enquanto considera que uma taxa de câmbio flutuante pode levar a um forte aumento da moeda americana.
Nossa Visão
A manutenção da atual taxa de juros norte-americana nos mesmos níveís de dezembro/01, demonstram que a econômia dos EUA está se recuperando e voltando a uma expectativa de crescimento no curto prazo. Com isto os mercados também esboçam recuperação, o Bovespa deve tentar buscar os 13.000 pts neste ultimo dia do mês.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade