Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

EUA: Ata do FOMC mantém discurso de alta gradual

Alex Agostini - economista-chefe da Global Invest
30 ago 2005 às 18:07
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Banco Central norte-americano (Federal Reserve) divulgou hoje (30/ago) a Ata referente a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) realizada no último dia 09/ago. O documento não sinaliza nenhuma alteração na condução da política monetária norte-americana, inclusive a autoridade colocou intencionalmente a frase que confirma seu gradualismo: "measured pace".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ratificamos nosso cenário, elaborado em outubro de 2004, de que a taxa básica de juros (Fed Fund Rate) deverá encerrar o ano de 2005 em 4,25% a.a., ou seja, haverá elevações de 0,25 ponto percentual a cada reunião até o final deste ano. Vale destacar que esse cenário está mantido mesmo com a aceleração acentuada do preço do barril do petróleo.

Leia mais:

Imagem de destaque

Em compasso de espera

Imagem de destaque

Os efeitos da crise política de Palocci

Imagem de destaque

Os juros americanos

Imagem de destaque

Copom ignora cenário externo e corta juros para 19% a.a.


Dessa forma, acreditamos que o mercado de títulos do tesouro norte-americano (treasuries bonds) deve se ajustar a essa estratégia do Fed/Fomc no médio prazo. Ou seja, esperamos que boa parte dos analistas que esperavam que a taxa de juros pudesse parar de subir quando atingisse 3,5% já devem revisar suas projeções e, com isso, a curva dos treasuries inclinará para cima se aproximando dos 4,5%. Nossa expectativa é de que os treasuries com prazo de 10 anos encerrem 2005 em torno de 4,6% a 4,8%.

[ relatório completo ]


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade