Um avião Embraer 190 da companhia colombiana Aerorepública, com 54 passageiros, saiu da pista e entrou parcialmente no mar, ferindo levemente nove pessoas que estavam a bordo, informaram as autoridades aeronáuticas.
O acidente ocorreu nesta terça-feira (17) quando o aparelho pousava no Aeroporto Simón Bolívar, na cidade caribenha de Santa Marta, e ao que parece foi provocado pela umidade na pista, revelaram funcionários locais.
Após o pouso, o avião quebrou a barreira de proteção que separa a pista do mar e parou com o nariz dentro da água, motivo pelo qual teve de ser acionado o tobogã da porta da frente do aparelho, por onde vários passageiros conseguiram sair.
Leia mais:
Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição
Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis
Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil
Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo
Antonio José Valencia, um dos passageiros, disse à rádio RCN que chovia e ventava no momento do acidente e que o piloto aterrissou após uma segunda tentativa, tomando a pista não no início, mas da metade. Por isso, o avião saiu da pista.
"Com uma pista úmida e com tanto vento, o avião não conseguiu parar e seguiu direto, virou de lado e o nariz caiu no mar", explicou.
A Aeronáutica Civil anunciou que estão investigadas as causas pelas quais o avião saiu da pista, mas ressaltou que, no momento do pouso, "caía sobre o aeroporto uma chuvinha insistente".
O avião, sob comando do capitão Angel Cavaleiro, com cinco tripulantes, procedia da cidade de Cali (500 km a sudoeste de Bogotá) e seu destino final era Santa Marta (950 km ao norte da capital).