A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está fazendo parcerias para garantir que a tradição brasileira de consumir alimentos na rua não prejudique a saúde do consumidor. Os técnicos da Anvisa estão trabalhando com o objetivo de aumentar o controle da qualidade dos produtos comercializados ao ar livre.
A idéia é treinar as pessoas que trabalham diretamente na fabricação de sanduíches, churrasco, frango assado, acarajé, peixe frito, sucos, sorvetes, a produzir esses alimentos com rigorosos métodos de higiene, limpeza e livres de contaminações.
O manual "As Boas Práticas de Fabricação" reúne normas sobre higiene e segurança recomendadas pela Anvisa durante a fabricação de alimentos. Nos treinamentos, os técnicos da agência também promovem a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, que é um sistema preventivo para evitar contaminações.
Leia mais:
Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição
Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis
Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil
Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo
O gerente de Qualificação em Alimentos da Anvisa, Fernando Magalhães, destaca que o trabalho, com o apoio do Sebrae, Sesi, Sesc e Senai, dá oportunidade aos ambulantes de entender o processo de produção e comercialização. São ferramentas simples que mostram formas adequadas de manuseio de alimentos.
Os 3,5 mil técnicos estaduais e municipais de vigilância sanitária estão passando informações para os vendedores ambulantes de alimentos e fazendo fiscalizações.
Informações da ABr