Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fatalidade

Brasileiro morre em acidente de trabalho no Japão

Redação Bonde
25 jan 2008 às 11:01

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O brasileiro Nelson Yataka Kawatake, de 58 anos, morreu há uma semana em um acidente de trabalho numa fábrica do Japão, dois meses antes de retornar à sua cidade natal, em Minas Gerais.

A informação, divulgada pelo jornal Mainichi, um dos maiores do país, foi confirmada à BBC Brasil por parentes do brasileiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o Mainichi, o uniforme do trabalhador se prendeu em uma máquina rotativa de papel e ele morreu asfixiado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil

Imagem de destaque
Dono do X

Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo


Um dos filhos de Nelson, João Roberto Kawatake, embarcou nesta quinta-feira para o Brasil levando uma urna com as cinzas do pai. O enterro será em Monte Sião, cidade natal do brasileiro, em Minas Gerais.

Publicidade


Nelson trabalhava na indústria de papéis Sanko, na Cidade de Fuji, em Shizuoka. O acidente ocorreu às 21h40, pouco depois do início de um turno noturno de trabalho. Ele trabalhava em média 12 horas por dia, alternando períodos diurnos e noturnos.


Choque

Publicidade


Seu sobrinho Davison Marino, de 30 anos, disse que a morte de Nelson foi "um grande choque para a família" e que, como seu tio trabalhava sozinho numa das seções da fábrica, ninguém sabe ao certo como aconteceu o acidente.


Segundo ele, a roupa de Nelson teria ficado presa em parafusos expostos em um dos rolos de uma máquina rotativa. Os parafusos haviam sido deixados no rolo após a remoção parcial de uma engrenagem defeituosa.

Publicidade


"São máquinas com velocidade média de rotação de 500 quilômetros por hora", comenta Davison. "No instante em que ele tocou na máquina, o parafuso enroscou na roupa dele e acabou acontecendo esta tragédia."


"Várias pessoas já se machucaram. Teve japonês que prensou o braço, teve japonês que teve o braço arrancado na mesma máquina. Ela é muito perigosa".

Publicidade


Dezenas de brasileiros trabalham na mesma fábrica. A BBC Brasil procurou a direção da indústria de papéis Sanko para uma entrevista, mas a empresa se recusou a prestar declarações.


A perícia policial determinou que a morte de Nelson foi causada por acidente de trabalho, o que garante à família indenização pelo seguro compulsório no Japão.

Publicidade


O corpo de Nelson, que deixa viúva e quatro filhos, foi cremado no domingo passado, na Cidade de Fuji.


Nelson era nisei, filho de pais japoneses, e pertencia a uma família de 14 irmãos, oito dois quais emigraram para o Japão.

Publicidade


Seu pai já faleceu e a mãe, de 86 anos, vive no Brasil. Depois de trabalhar no Japão por quase 17 anos, Nelson planejava retornar definitivamente para o Brasil em dois meses.


Seu sonho era cuidar de uma plantação de café, adquirida com o dinheiro que acumulou ao longo dos anos em que trabalhou no Japão.

As informações são da BBc Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo