A Campanha Nacional contra a Gripe, do Ministério da Saúde, termina nesta quarta-feira, mas a vacinação vai continuar em toda a região norte e nos estados de Mato Grosso, Ceará e Bahia até o dia 9 de maio.
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Maria de Lourdes de Souza Maia, esses estados alegaram estar abaixo da meta de imunizar 70% da população idosa do local por causa do fechamento dos postos de saúde durante o feriado na Semana Santa e do difícil acesso às zonas rurais dessas áreas.
O último balanço divulgado pela Funasa aponta que, até o dia 24 de abril, seis milhões de pessoas em o todo o país foram vacinadas. No Distrito Federal, aproximadamente 62 mil pessoas receberam a vacina, o que corresponde a 53% da população idosa da capital federal, que é de 117 mil pessoas.
Leia mais:
Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição
Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis
Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil
Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo
Mesmo sem concluir os dados da Campanha, a coordenadora afirma que a meta do Ministério da Saúde de vacinar 10,5 milhões de idosos esse ano foi, mais uma vez, superada.
De acordo com ela, houve um maior interesse dos idosos em abraçar a Campanha e de se vacinar logo no início. "Presenciei filas nos postos de saúde. Os idosos estavam impacientes querendo tomar logo a sua dose. Eles perderam aquele medo de que a vacina faz mal", comentou.
Cerca de 250 mil profissionais de saúde e voluntários estiveram envolvidos na mobilização.O balanço final será divulgado pela Funasa no dia 13 de junho.