Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Marechal Deodoro

Cidade alagoana é tombada pelo Patrimônio Histórico

Caroline Vicentini - Bonde
17 ago 2006 às 09:48

Compartilhar notícia

Igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição - Fejal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Marechal Deodoro, em Alagoas, será a mais nova cidade tombada como patrimônio histórico nacional. A solenidade será nesta quinta-feira (17) às 10h30 e terá a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, do governador do estado, Luís Abílio de Souza Neto, do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, e do prefeito da cidade, José Danilo Damaso. O país tem outras 61 cidades tombadas.

O pedido de tombamento do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Marechal Deodoro foi aprovado no dia 3 de agosto, no Rio de Janeiro, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Localizada 21 km a sudoeste de Maceió, nas margens da lagoa Manguaba, a cidade de Marechal Deodoro foi a antiga capital de Alagoas e o local de nascimento do Marechal Deodoro da Fonseca, que em 1889 proclamou a República e se tornou o primeiro presidente do Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil

Imagem de destaque
Dono do X

Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo


A cidade preserva alguns monumentos e prédios dos séculos XVII e XVIII, como o Largo do Pelourinho, com o Oratório da Forca, onde os condenados faziam suas últimas orações; o convento de São Francisco, construído entre 1684 e 1689, que se tornou o Museu de Arte Sacra de Alagoas; a igreja de Nossa Senhora da Conceição, construção com fachada barroca de 1755; a Igreja do Senhor do Bonfim, datada do século XVII; e algumas igrejas em ruínas também do século XVII, como a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, o convento das Carmelitas e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Outra atração da cidade é a casa em estilo colonial onde nasceu Deodoro da Fonseca, hoje um museu.

As informações são da Agência Brasil e CityBrasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo