Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Multa de R$ 127,69

Contran determina novas normas para o uso de película

Redação Bonde
21 nov 2007 às 14:09

Compartilhar notícia

Ilustrativa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou novas normas para o uso e fiscalização de inscrições, pictogramas e películas nas áreas envidraças dos veículos automotores. As Resoluções 253 e 254, publicadas nesta quarta-feira (21), tratam respectivamente do uso de equipamentos para fiscalização de luminosidade e dos índices mínimos de transmissão luminosa que os vidros devem ter.

De acordo a Resolução 73/98, a fiscalização do uso da película não refletiva deveria ser feita por meio da chancela, marca que indica qual o percentual de visibilidade. Com a publicação da Resolução 253 a verificação da visibilidade deverá ser efetuada por meio do Medidor de Transmitância Luminosa, equipamento que será utilizado para medir, em valores percentuais, a luminosidade dos vidros. O instrumento deverá ser aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) e homologado pelo Denatran.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A Resolução de 98 prevê que a transmissão luminosa no pára-brisa deve ser de 75%, nos vidros laterais dianteiros de 70% e nos traseiros 50%. Com a Resolução 254 o índice de visibilidade dos vidros traseiros passa a ser 28%. Para efeito de fiscalização o valor da transmitância será o medido pelo instrumento subtraído de três unidades percentuais. O registro de autuação somente será feito quando o índice for inferior a 26% nos casos em que o limite permitido é 28%, 65% para o limite de 70% e 70% para os casos de 75%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Acidente na Indonésia

Família de Juliana Marins aciona Justiça Federal para que seja feita nova autópsia no Brasil

Imagem de destaque
Cerca de 35 mil

Milhares participam da Marcha do Orgulho Gay em Budapeste, apesar da proibição

Imagem de destaque
Várias fraturas

Brasileira morreu pouco depois de queda em vulcão na Indonésia, aponta legista

Imagem de destaque
Conflito no Oriente Médio

Embaixador do Irã no Brasil afirma que país seguirá com enriquecimento de urânio

As Resoluções do Contran entram em vigor hoje (21/11/2007), data de publicação. O uso da película em desacordo com as normas é considerado infração grave, o que resulta em multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo até que seja regularizado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas