Cerca de 30 milhões de colombianos são esperados nas urnas neste domingo (20) para definir em segundo turno o futuro presidente do país após oito anos de governo de Álvaro Uribe.
As urnas foram abertas às 8h em Bogotá (10h em Brasília), com pouca presença de eleitores nas primeiras horas, fator que aumenta os temores de que neste segundo turno, com mau tempo e jogos importantes da Copa, como a disputa entre Brasil e Costa do Marfim, a abstenção possa superar os 50% registrados no primeiro turno.
O governista Juan Manuel Santos, do partido da "U", visto como o herdeiro do uribismo, aparece como favorito nas pesquisas de intenção de votos, com pelo menos 25 pontos à frente de seu adversário do partido Verde, Antanas Mockus, ex-prefeito de Bogotá.
Leia mais:
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'
Orlando Pride, de Marta, vence e conquista primeiro título da NWSL
OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global
Santos venceu o primeiro turno com mais de 46% dos votos - 3,6 milhões à frente de seu adversário do Partido Verde, Antanas Mockus, que obteve 21%.
Abstenção
A preocupação pela abstenção também pode ser vista na imprensa local. "O jogo de hoje dura quatro anos", disse um comentarista de uma rádio local, ao convocar a população a participar das eleições.
Outro fator que não está estimulando o colombiano a sair de casa é o mau tempo. A previsão para este domingo é de chuva em todo o país, de acordo com o Instituto de Metereologia da Colômbia.
O Movimento de Observação Eleitoral (MOE) considera que além destes fatores, o amplo favoritismo do candidato governista e a semelhança de projetos entre os dois candidatos podem contribuir à alta abstenção.
Vitória
Quem sair vitorioso das urnas neste domingo receberá um país com 45,5% de pobres, 5,2% menos que há oito anos, com uma taxa de desemprego de 12%, uma das mais altas da América Latina e com um déficit fiscal estimado em mais de 4% do Produto Interno Bruto.
O resultado final da eleição deve ser divulgado a partir das 18h em Bogotá (20h em Brasília).