Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Acidente da Gol

CPI conclui que pilotos e controladores cometeram homicíd

Agência Brasil
12 jul 2007 às 17:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados recomenda o indiciamento, por homicídio, dos dois pilotos e dos quatro controladores de vôo envolvidos no acidente do dia 29 de setembro de 2006, que causou a morte de 154 pessoas do vôo 1907 da Gol. O relatório, com cerca de 200 páginas, foi lido nesta quinta-feira (12) em plenário.

Os pilotos são os norte-americanos Jan Paul Paladino e Joseph Lepore, que pilotavam o jato Legacy que se chocou com o Boeing da Gol. A CPI conclui que, por terem desligado o transponder (equipamento de contato com o sistema de controle de vôo), o caso deles é de homicídio com dolo eventual - embora não haja intenção de matar ninguém, eles tinham conhecimento de que havia esse risco.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já os controladores Felipe dos Santos Reis, Leandro José Santos Barros, Lucivando Tibúrcio de Alencar e Jomarcelo Fernandes dos Santos devem ser indiciados por homicídio culposo - sem intenção - na interpretação da CPI.
O Ministério Público Federal pediu indiciamento de Jomarcelo por homicídio doloso - com intenção. Mas o relator da CPI, Marco Maia (PT-RS), disse que a comissão discorda dessa decisão. ''Eles (controladores) também falharam, principalmente no repassar das informações e no cumprimento das normas legais. Mas o crime praticado por eles não se encaixa nessa qualidade de crime doloso. Vamos responsabilizá-los por atos que não foram praticados no sentido de proteger o espaço aéreo daquela região naquele momento''.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil

Imagem de destaque
Dono do X

Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo


Sobre os pilotos, Marco Maia avalia que o fato de terem desligado o transponder foi um fator decisivo para a ocorrência do acidente. ''A grande questão é que o transponder foi desligado e ele é um instrumento de segurança da maior importância. Outro ponto é que o comandante da aeronave é o responsável pelo vôo. Precisa estar ligado a todas as situações".

Segundo ele, a responsabilidade se torna ainda maior quando se leva em conta que os pilotos tinham desconhecimento do espaço aéreo brasileiro, pouca capacidade de operação dos equipamentos e uma consciência situacional muito baixa durante as horas que antecederam o acidente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo