Os 33 trabalhadores, soterrados há 42 dias no Norte do Chile, devem ser resgatados no começo de novembro, segundo as autoridades chilenas. No final da manhã de hoje (17) a máquina de escavação T-130 conseguiu chegar até o local onde estão os trabalhadores. A ideia é fazer uma abertura para a partir daí colocar uma espécie de túnel por onde serão resgatadas as vítimas. As informações são da rede estatal de televisão do Chile, a TVN.
Mais de 420 metros de profundidade foram escavados. Os mineiros estão a 700 metros de profundidade. Os técnicos trabalham para que as escavações não provoquem novos desabamentos. Anteontem (15) foi concluída a construção de uma plataforma capaz de sustentar mais uma máquina máquina no trabalho de escavação.
Ontem (16) à noite foi acionada a sonda de perfuração geotérmica RIG 421, utilizada em atividades petrolíferas. A máquina tem 45 metros de altura e é considerada mais rápida do que as outras duas em funcionamento.
Leia mais:
Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição
Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis
Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil
Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo
Desde o dia 5 de agosto, quando houve o acidente, foram definidos três planos denominados A, B e C. Em cada um deles, uma máquina trabalha para chegar ao local onde estão os 33 mineiros.
As operações de resgate dos mineiros são acompanhadas de perto por vários parentes. As famílias montaram barracas e transformaram o local em uma pequena vila que foi batizada de Acampamento Esperança.