O consumo diário de chá (verde) reduz o risco de câncer de prostata em 70%, revela um estudo de pesquisadores australianos e chineses publicado nesta quarta-feira por um jornal de Perth.
O estudo, realizado conjuntamente pela Universidade de Curtin, em Perth, e pelo Hospital de Hangzhu, na China, também concluiu que os homens que bebem chá em grande quantidade e há muitos anos têm ainda menos possibilidade de apresentar o problema, informa o jornal West Australian.
O professor Colin Binns, de Perth, indicou que dois pesquisadores chineses compararam dois grupos: um com 130 homens com câncer de próstata e outro com 274 sem a doença.
Leia mais:
Equipe de Trump tem primeira baixa e escolhido para Departamento de Justiça renuncia à indicação
Carlo Acutis, o primeiro santo influencer, será canonizado em abril de 2025, anuncia papa Francisco
Papa muda regra e pede para ser enterrado em caixão simples de madeira
Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20
A análise permitiu concluir que os homens que bebem chá diariamente têm três vezes menos risco de desenvolver câncer de próstata que os demais. Os pesquisadores concentraram o estudo na China porque no país há um grande número de pessoas que só bebem chá.
''O estudo mostra que os efeitos benéficos do chá (contra o câncer) aumentam com a quantidade e a duração do consumo, mas até as pessoas que o bebem há pouco tempo são beneficiadas'', destacou Binns.
O chá verde é uma variedade utilizada pelos chineses de conhecido benefício para a digestão, o ânimo e o funcionamento do fígado. No ano passado, os mesmos pesquisadores descobriram que o consumo do chá pode reduzir o risco de câncer no ovário.
AFP