Fiéis agradecem a padroeira dos pobres nesta segunda-feira. O dia 16 de outubro é considerado o Dia de Santa Edwiges, pelas graças alcançadas por milhares de cristãos em todo o mundo. Segundo a crença, Edwiges é considerada a santa protetora dos endividados e desvalidos porque ela consegue - diante da fé - resolver problemas de ordem financeira de seus pobres mortais.
Santa Edwiges nasceu na Bavária, por volta de 1174. Aos 12 anos casou-se com o duque da Silésia, Henrique I. Foi mãe de seis filhos. Uma mulher marcada pelo sofrimento diante da morte, pois viu seus filhos morrerem um a um, ficando viva apenas uma filha, Gertrudes. Dedicou-se inteiramente ao serviço dos necessitados. Durante sua vida distinguiu-se por um profundo espírito de oração, penitência e caridade.
Falecido o esposo, Santa Edwiges retirou-se para o mosteiro de Trebnitz, Polônia, onde sua filha Gertrudes era abadessa, e neste mesmo lugar deu largos passos rumo à sua santificação.
Leia mais:

Alto custo faz EUA suspenderem voos militares para deportar migrantes

Fluxo turístico no Vaticano se mantém mesmo com papa internado

Militar londrinense que luta na Ucrânia relata experiências na guerra contra a Rússia

Boletim informa mais uma noite tranquila do papa Francisco no hospital
Contam os historiadores que Santa Edwiges vivia com uma renda mínima, usando o restante para socorrer os pobres, enfermos, idosos, crianças abandonadas, endividados e encarcerados, a quem ajudava pessoalmente. Ela visitava hospitais, amparava a juventude carente, educando-a e instruindo-a na fé cristã.
Em certa ocasião, quando estava visitando um presídio, Santa Edwiges descobriu que muitas pessoas ali se encontravam por não poderem pagar suas contas. Desde então, ela começou a saldar as dívidas dos encarcerados, devolvendo-lhes a liberdade. Ela também os ajudava a recomeçar sua vida, conseguindo-lhes emprego. Por este motivo, no Brasil ela é invocada como padroeira dos pobres e endividados.
Nas imagens de Santa Edwiges, ela aparece segurando uma igreja entre as mãos. Isto se deve ao fato de, junto com o marido, terem construído diversas igrejas e mosteiros. Em outras representações, ela aparece segurando a imagem de Nossa Senhora de quem era muito devota, e a coroa de duquesa sobre a Bíblia.
Santa Edwiges faleceu no dia 15 de outubro de 1243, mas sua festa passou para o dia 16, porque no dia 15 a Igreja Católica comemora as festividades de Santa Tereza D´Ávila. Santa Edwiges não faltava à missa aos domingos, e é isto que ela pede aos seus devotos: mais amor a Jesus na Eucaristia e auxílio aos necessitados.
Oração de Santa Edwiges
"Ó Santa Edwiges, vós que na terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o socorro dos endividados, e no Céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante te peço que sejais minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio de que urgentemente necessito: (fazer o pedido). Alcançai-me também a suprema graça da salvação eterna. Santa Edwiges, rogai por nós. Amém". Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz.