O governo grego vai pagar cerca de 750 milhões de euros em dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI). A informação foi divulgada hoje (11), em Bruxelas, durante reunião do Eurogrupo, que reúne os países que adotam o euro como moeda.
Segundo o Ministério de Finanças da Grécia, o governo liderado por Alexis Tsipras deu a ordem para que seja feito o desembolso ao FMI. A dívida vence amanhã (12). O gesto foi interpretado como um sinal de que o país continua a querer honrar os compromissos.
A ordem de pagamento foi dada no mesmo dia em que os ministros de Finanças da zona do euro debateram os problemas de liquidez da Grécia. O FMI só deve confirmar o recebimento do dinheiro nas próximas 24 horas.
Leia mais:
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
Itália debate mudanças na lei e prevê mais taxa após aumento de cidadanias
O que 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres precisam fazer para concorrer ao Oscar
Sem acordo, tratado global contra a poluição plástica é adiado para 2025
Desde fevereiro, quando o programa de resgate da Grécia foi estendido até junho, o Grupo de Bruxelas – que reúne a Grécia e as instituições que formavam a troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – discute a transferência de 7,2 bilhões de euros aos cofres gregos, como parte da última parcela do atual programa de resgate. Em troca, os credores analisam a viabilidade das reformas propostas pelo governo de Tsipras.
Além do desembolso de 750 milhões de euros ao FMI, o governo grego tem, ainda em maio, de refinanciar 1,4 bilhões de euros em títulos do Tesouro. Em junho, terão de ser pagos mais de 1,5 bilhão de euros ao FMI em vários desembolsos.