Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
2 dias antes do Pan

Greve nos aeroportos nesta quarta pode parar o Brasil

Redação Bonde
09 jul 2007 às 13:16

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Enquanto funcionários dos aeroportos decidem, em Brasília, se entrarão em greve na próxima quarta-feira (11), dois dias antes da abertura do Pan, o governo enfrenta a resistência das companhias para descentralizar as rotas de vôos nacionais e internacionais.

De acordo com informações do Jornal do Brasil e do Espaço Vital, os impasses acentuam a perspectiva de colapso, com atrasos e cancelamentos crescentes. A Aeronáutica recomendou ao Superior Tribunal Militar a abertura de processo contra cinco controladores acusados de comandar motim que paralisou os principais aeroportos do Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A greve anunciada pelos funcionários dos aeroportos, a partir desta quarta, se acontecer, será um superapagão a dois dias do Pan. Para pressionar o governo, a categoria - responsável desde a manutenção dos banheiros até manobras de pista - ameaça com uma estratégia que inclui até desligar propositadamente os painéis informativos dos terminais, multiplicando o martírio imposto aos passageiros

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil

Imagem de destaque
Dono do X

Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo


Força-tarefa do governo

Publicidade


O governo iniciou, neste domingo (08), uma força-tarefa na tentativa de conter a greve, atacando em duas frentes. Em Brasília, o ministro da Defesa, Waldir Pires, deu o recado à Infraero - estatal subordinada à pasta, que administra os terminais: que resolva o impasse. Uma hora antes, em Campinas (SP), o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, encontrou-se com o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), José Gomes de Alencar Sobrinho, e agendou uma reunião para esta terça (10), em Brasília.


Rejuste

Publicidade


Ainda segundo a publicação, tudo depende, no entanto, do Orçamento da União para este ano. Waldir Pires autorizou um reajuste salarial de 6%, mas esperava um sinal verde do Ministério do Planejamento. Por outro lado, os aeroportuários exigem 8,2% de reajuste para o período de abril a maio deste ano, e mais 33,25% sobre as perdas referentes ao Plano Real desde 1994, entre outros pontos.


O sindicato teria divulgado uma nota comunicando que está à disposição para negociar, mas não cancelou a greve. Enquanto o impasse continuava, o movimento ganhava força entre os aeroportuários.

Os aeroportos de Viracopos (Campinas), Cumbica (Guarulhos) e Eduardo Braga (Manaus) já confirmaram a greve. Já os aeroportos de Belo Horizonte (Confins e Pampulha) e do Rio (Galeão e Santos Dumont) devem anunciar também a paralisação nesta segunda.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo