Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Itália apura possível ataque hacker para furto de dado de vacina

Ansa Brasil
30 dez 2020 às 17:55
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um grupo de promotores de Roma iniciou uma investigação nesta quarta-feira (30) após uma denúncia apresentada sobre possíveis ataques hackers sofridos nas últimas semanas pela empresa italiana de biotecnologia IRBM de Pomezia, que participa do projeto da vacina anti-Covid desenvolvida pela Universidade de Oxford.


O processo, coordenado pelos procuradores de Justiça, Angelatonio Racanelli e Michele Prestipino, foi aberto pelo crime de acesso abusivo ao sistema de informática. As investigações estão sendo realizadas pelo Centro Nacional de Cibercriminalidade para a Proteção de Infraestruturas Críticas, da Polícia Postal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com as autoridades, o inquérito apura um possível acesso não autorizado aos sistemas operacional e de informática da IRBM, depois que, nas últimas semanas, o presidente da empresa alertou sobre investidas ilegais nos dados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Na Dinamarca

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Entenda

Bloqueio do TikTok pode impactar 150 milhões de americanos, sobretudo jovens

Imagem de destaque
Na Austrália

Humorista expulsa mulher e bebê de show e gera debate sobre direito das mães


O executivo Piero Di Lorenzo afirmou que a IRBM "estava sob ataque de hackers de computadores há meses". Segundo o italiano, "as ações foram realizadas não por 'mãos inexperientes', não por 'simples garotos', mas por ataques muito violentos, feitos por profissionais".


O objetivo da investigação é identificar se os ataques foram feitos do exterior e, sobretudo, se tinha como ideal furtar informações relativas às pesquisas realizadas pela empresa para a criação da vacina contra o novo coronavírus Sars-CoV-2

O imunizante da Oxford é um dos mais promissores para conter a pandemia, especialmente pelo seu baixo custo de produção e pelo fato de poder ser conservada em condições normais de refrigeração (2 a 8ºC). A vacina foi desenvolvida inicialmente em parceria com a empresa italiana Advent-IRBM, que produziu as doses das primeiras fases de testes. No fim de abril, a universidade britânica fechou um acordo com a AstraZeneca para produção e distribuição da candidata em nível global.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade