O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou neste domingo (30) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrotará o câncer com sua "valentia e coragem".
"Com o favor de Deus, a ciência médica e a grande coragem deste grande líder que é Lula, ele vai sair à frente", disse Chávez em uma mensagem enviada da cidade de Maracay, no centro da Venezuela.
"Adiante, Lula. Adiante, companheiro", afirmou o presidente venezuelano, que já realizou tratamento contra o câncer.
Leia mais:
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'
Orlando Pride, de Marta, vence e conquista primeiro título da NWSL
OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global
Nesse sábado, Lula teve diagnosticado um tumor maligno na laringe. Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Lula, o ex-presidente começará o tratamento de quimioterapia na segunda-feira, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Em seu comunicado, Chávez disse que falou com Lula dias atrás, devido a seu 66º aniversário, e que ambos haviam combinado uma visita do brasileiro a Caracas em 11 de novembro, mas que a viagem foi cancelada devido ao surgimento da doença.
"Aqui é necessário repetir o que me disse o presidente [equatoriano] Rafael Correa, lembrando [o militar e político venezuelano Simón] Bolívar, quando eu estava em Havana nos dias difíceis: se a natureza se opõe, lutaremos contra ela e faremos com que ela nos obedeça", disse o presidente venezuelano.
Em junho deste ano, Chávez teve diagnosticado um tumor maligno na região pélvica. Convidado a se tratar no Sírio-Libanês, ele optou por ir a Cuba, onde passou por diversas sessões de quimioterapia.
Quimioterapia
Lula passou este domingo descansando junto de familiares em sua casa, em São Bernardo do Campo (SP), antes de dar início ao tratamento contra o câncer, segundo informa a Agência Brasil.
O ex-presidente passou o sábado no Sírio-Libanês, recuperando-se de uma pequena cirurgia na qual foi retirado um pedaço do tumor, para a realização de uma biópsia.
Os médicos que atendem Lula dizem que o tumor na laringe do ex-presidente tem cerca de 3 centímetros de diâmetro, considerado de tamanho "não muito grande", e que a chance de cura é "excelente".
Entre os primeiros líderes a comentar o câncer de Lula, nesse sábado, estavam os chefes de Estado que participaram da Cúpula Ibero-Americana, no Paraguai.
"Que Lula possa vencer esta nova batalha, como um grande lutador que é", disse o presidente do Equador, Rafael Correa, segundo a agência de notícias EFE.
Já o presidente paraguaio, Fernando Lugo, que também se curou de um câncer, falou que é importante que todos os líderes realizem check-ups com frequência.