Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Facilmente visível

Maior aproximação entre Terra e Marte ocorre hoje

Redação - Bonde
27 ago 2003 às 14:46

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante todo este mês Marte e Terra estarão alinhados com o Sol. As condições para a observação do planeta vermelho serão as melhores desde 57.617 a.C, já que, nesta quarta, ocorre a aproximação máxima entre os dois planetes: 55 milhões de quilômetros.

Os melhores horários para observar o planeta, desde que o céu esteja limpo, são entre 17h51 desta quarta-feira e 1h14 de quinta. A olho nu, a visão não será tão boa como a de um telescópio - qur permitirá ver traços da superfície, como as calotas polares -, mas será possível notar o brilho extra de Marte.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o astrônomo Thiago Christofoletti, do Centro de Estudos do Universo (Ceu), em Brotas (SP), Marte será o astro mais brilhante nas noites estreladas depois da Lua e de Vênus.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil

Imagem de destaque
Dono do X

Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo


"A imagem mais impressionante é a calota polar marciana, que é formada por uma mistura de gelo e gás carbônico. A calota reflete a luz do Sol e aparece como uma enorme mancha branca. Tecnicamente, o homem de Neandertal foi o último que teve uma melhor visão do planeta vermelho", diz Thiago.

Publicidade


A aproximação dos dois planetas ocorre a cada 17 anos, mas há milênios os dois não ficavam tão próximos quanto dessa vez. Em 1986, quando o fenômeno ocorreu pela última vez, a distância registrada foi de 58 milhões de quilômetros.


Além de proporcionar um belo espetáculo, a proximidade permitirá aos astrônomos fazer observações mais acuradas das alterações que ocorrem na superfície marciana.


Thiago explica que por meio de um telescópio, Marte apresenta uma coloração alaranjada e algumas estruturas interessantes, como calotas polares e grandes regiões escuras que lembram - mas não são - grandes continentes.

Apesar das diferenças, Marte ainda é considerado, entre os planetas conhecidos, o mais parecido com a Terra. "Certamente, também será o alvo mais fácil para os primeiros viajantes em busca da conquista de um outro planeta", diz Thiago.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo