Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Educação

Mais pessoas concluem curso superior, diz MEC

Redação Bonde
18 dez 2005 às 17:18

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de pessoas que concluiu algum curso superior no país entre 2001 e 2004 cresceu 34%. A informação faz parte do Censo da Educação Superior 2004 divulgado esta semana pelo Ministério da Educação (MEC).

Enquanto o número de pessoas que se formaram aumentou – foram 626,6 mil no ano passado –, o censo mostra também que o índice de pessoas que ingressam numa universidade ou faculdade ficou estável: 4,1 milhões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Isso pode significar diminuição da taxa de evasão. Essa idéia parece ser a mais forte indicação nesse momento", explicou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Reynaldo Fernandes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil

Imagem de destaque
Dono do X

Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo


A pesquisa traça, ainda, um perfil das instituições de ensino privadas e públicas. Das 4,1 milhões de matrículas feitas no ano passado, 71,7% foram em faculdades privadas 28,3% em universidades públicas.

Publicidade


Além disso, as matrículas estão concentradas no período noturno nas particulares (68%) e no diurno nas públicas (63,9%). Ao todo, são 18.644 cursos superiores em 2.013 instituições de ensino entre públicas (224) e privadas (1.789).


O censo mostra, ainda, que houve um aumento do número instituições de formação tecnológica; voltados para o ensino profissionalizante. "Essa expansão reflete o fato de que o mercado de trabalho precisa de pessoal qualificado com três anos de formação em nível superior como tecnólogo ou em formação de engenheiro.

Publicidade


O mercado de trabalho se amplia e essa demanda tende a se acentuar", explicou o diretor de Desenvolvimento de Educação Superior da secretaria de Educação Superior do ministério da Educação, Manoel Palácios.


Outro dado mostrado pelo levantamento é que direito, pedagogia, engenharia e letras são os cinco maiores cursos superiores do Brasil em número de matrículas.

Agência Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo