Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Crise no leste europeu

Ministro alemão compara Vladimir Putin aos nazistas

Agência Estado
31 mar 2014 às 17:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, comparou nesta segunda-feira a anexação da Crimeia pela Rússia com as ações expansionistas dos nazistas na década de 1930. Essa é a mais contundente declaração até agora de um alto funcionário do gabinete da chanceler Angela Merkel sobre as atitudes do presidente Vladimir Putin.

Schäuble disse que o argumento oficial de Putin de que a anexação ocorreu para proteger as minorias russas no território ucraniano se espelha a desculpa que Adolf Hitler usou para invadir a região dos Sudetos, na extinta Tchecoslováquia, em outubro de 1938.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Esses são os métodos aplicados por Hitler para anexar os Sudetos", disse Schäuble em uma sessão de perguntas e repostas com alunos de uma escola que visitavam o seu gabinete. "Sabemos de tudo isso através da história."

Leia mais:

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens

Imagem de destaque
Reverência para a brasileira

Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'

Imagem de destaque
Maturidade de veteranas

Orlando Pride, de Marta, vence e conquista primeiro título da NWSL

Imagem de destaque
Contínua dispersão geográfica

OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global


Schäuble disse também que uma eventual desestabilização política e econômica da Ucrânia poderia servir de pretexto para que a Rússia invada todo o território do país, em uma tentativa ostensiva de restaurar a ordem.

Publicidade


Um porta-voz do Ministério das Finanças alemão confirmou os comentários de Schäuble, mas informou que o ministro deixou claro que não estava "comparando a Rússia de qualquer forma com o Terceiro Reich".


Questionada sobre os comentário de Schäuble, a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, rejeitou qualquer comparação entre Putin e Hitler. "Eu considero o caso de anexação da Crimeia uma clara violação ao direito internacional", disse a premiê.

Os comentários de Schäuble se somam a declaração feita no início do mês por Hillary Clinton, ex-secretária de Estado dos EUA, de que os argumentos de Putin são iguais aos utilizados pelos nazistas na década de 1930 para expandir o território alemão.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo