Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta terça-feira

Nasa divulga imagem de asteroide que se aproxima da Terra

Agência Estado com agências internacionais
08 nov 2011 às 08:43

Compartilhar notícia

- Divulgação/Nasa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Nasa divulgou nesta terça-feira (8), uma nova imagem do asteroide 2005 YU55, que se aproxima da Terra. O corpo rochoso deve passar a uma distância inferior à da Lua no momento de sua maior aproximação ainda nesta terça-feira, às 21h28 (Horário de Brasília). Segundo a agência espacial americana, não há risco de colisão com o planeta.

O asteroide tem 400 metros de diâmetro, equivalente ao comprimento de um porta-aviões, e foi descoberto em 2005 por Robert McMillan. Segundo cálculos da Nasa, o 2005 YU55 deve passar a uma distância mínima de 324 mil quilômetros, menos que a distância da Lua, que fica a cerca de 384 mil quilômetros da Terra.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade




O fenômeno só será visível do hemisfério norte para aqueles que tenham equipamentos adequados (telescópios com espelhos superiores a 150 mm) e, ainda assim, será de difícil observação, por ocorrer muito rapidamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens

Imagem de destaque
Reverência para a brasileira

Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'

Imagem de destaque
Maturidade de veteranas

Orlando Pride, de Marta, vence e conquista primeiro título da NWSL

Imagem de destaque
Contínua dispersão geográfica

OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global


Os cientistas já advertiram que a influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito detectável na Terra, como marés ou movimentos nas placas tectônicas. Embora este asteroide costume realizar uma trajetória que o faz se aproximar periodicamente da Terra, bem como de Vênus e Marte, o encontro deste ano será o mais próximo dos últimos 200 anos.

Publicidade


Pesquisa


Os pesquisadores aproveitarão a oportunidade de aproximação do asteroide, que só é comparável ao que ocorrerá em 2028, quando o asteroide 2001 WN5 deverá chegar ainda mais perto da Terra, para estudar a superfície do 2005 YU55. A passagem do corpo celeste tão próximo assim é relativamente comum, acontece mais ou menos a cada 25 anos. O que torna esta passagem importante é que agora os pesquisadores possuem instrumentos para estudá-los apropriadamente.


Os astrônomos indicam que a última vez que uma rocha espacial deste tamanho se aproximou tanto da Terra foi em 1976 e que a próxima aproximação conhecida de um asteroide com tais dimensões será no ano 2028.

A Nasa detecta e rastreia habitualmente os asteroides e cometas que passam perto da Terra usando telescópios terrestres e espaciais com seu programa Observação de Objetos Próximos à Terra, apelidado de Spaceguard, para detectar se algum pode ser potencialmente perigoso ao planeta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo