Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Impasse

Nova sessão tentará votar reajuste para aposentados

Redação - Bonde
02 ago 2006 às 10:40

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Por falta de quorum, foi encerrada a primeira sessão da Câmara dos Deputados do "esforço concentrado" para votar a medida provisória que reajusta os salários dos aposentados e servidores. O governo obstruiu a votação e apenas 184 dos 513 parlamentares marcaram presença na sessão. Uma nova tentativa está marcada para esta quarta-feira (02), às 14 horas.

Líderes da base governista e da oposição não se entendem na votação da MP 291, que reajusta em 5% os benefícios de aposentados e pensionistas do INSS que recebem mais de um salário mínimo. A oposição insiste em um reajuste de 16,67%, mas o governo argumenta que não há como conceder esse índice.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o líder do PT, deputado Henrique Fontana (RS), a base governista não está disposta a votar a MP se a oposição insistir nos 16,67%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil

Imagem de destaque
Dono do X

Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo


Segundo o líder petista, o Parlamento está sendo usado de maneira "irresponsável" pelo PFL e pelo PSDB. "A oposição está prometendo aos aposentados uma ilusão e tenta usar os aposentados para trabalhar contra a reeleição do presidente Lula".

Publicidade


O líder disse que mesmo que a MP perca sua eficácia, o que ocorrerá no dia 10 de agosto se não for aprovada até lá, o governo encontrará mecanismos para garantir o reajuste de 5% para os aposentados.


Fontana afirmou também que se o PFL e o PSDB insistirem na posição de elevar o reajuste, "não há como salvar o esforço concentrado desta semana". Ele lembrou que se medida provisória não for votada nenhuma outra matéria poderá ser apreciada pelos deputados, por ser o primeiro item da pauta de votações.

Publicidade


Já o líder da minoria, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), acusou os aliados do governo de não deixarem votar o reajuste dos aposentados. Segundo ele, há quase dois meses o governo vem obstruindo a votação da MP.


"Nós, da oposição, estamos aqui para votar. Mas o governo está obstruindo porque não quer, de público, assumir a proposta de esmagar o aposentado", afirmou o líder.


Aleluia disse que o governo está usando um instrumento que é da oposição: obstruir as votações.

Informações da ABr


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo