Você pode não ser tão jovem quanto se sente, mas uma pesquisa descobriu que atitude positiva em relação à vida pode atrasar o envelhecimento.
A Universidade do Texas constatou que as pessoas otimistas têm menos probabilidade de mostrar sinais de debilidade do que os pessimistas.
Segundo os pesquisadores, fatores psicológicos - assim como os genes e a saúde física - têm influência sobre o envelhecimento.
A pesquisa foi publicada no jornal Psychology and Aging.
Leia mais:
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
Itália debate mudanças na lei e prevê mais taxa após aumento de cidadanias
O que 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres precisam fazer para concorrer ao Oscar
Sem acordo, tratado global contra a poluição plástica é adiado para 2025
Equilíbrio químico
A equipe do Texas fez testes em 1.558 pessoas mais velhas da comunidade de americanos de origem mexicana para ver se havia ligações entre emoções positivas e problemas de saúde.
No início do estudo, que durou sete anos, todos os voluntários estavam em bom estado de saúde.
Os pesquisadores avaliaram o desenvolvimento da debilidade física, tendo como medida de comparação a perda de peso dos participantes, exaustão, velocidade ao caminhar e a força física.
Eles constataram que aquelas pessoas com uma visão positiva da vida tinham uma probabilidade significativamente menor de ter prblemas nessas áreas.
Segundo os pesquisadores, serão necessárias novas pesquisas para determinar por que existe essa ligação.
Mas eles especulam que as emoções positivas podem afetar diretamente a saúde já que alteram o equilíbrio químico do corpo.
Informações da BBC Brasil