Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
A partir de hoje

Pedidos de registro de marcas podem ser feitos pela web

heloísa Prado - Bonde
01 set 2006 às 18:05

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir desta sexta-feira (1), os pedidos de registro de marcas no país podem ser feitos pela internet. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) colocou em funcionamento nesta sexta-feira o Sistema Eletrônico de Registro de Marcas.

O serviço, disponível no endereço www.inpi.gov.br, possibilita que profissionais e empresas encaminhem os pedidos de registro de marcas por meio de um formulário eletrônico. Chamado E-marcas, o novo sistema vai eliminar a necessidade de utilização de processos em papel e agilizar a concessão de marcas, que, até agora, demorava mais de seis anos. Cerca de 600 mil pedidos aguardam um parecer do órgão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o presidente do INPI, Roberto Jaguaribe, além de facilitar a vida das pessoas, a modernização "dará mais qualidade e transparência tanto para o exame, quanto para o consumidor interessado em obter a marca".

Leia mais:

Imagem de destaque
A todos os parceiros

EUA confirmam tarifa de 25% sobre aço e alumínio do Brasil e de outros países a partir desta quarta (12)

Imagem de destaque
Após 9 horas de reunião

Ucrânia aceita cessar-fogo; EUA dizem que bola está com Putin

Imagem de destaque
Julgamento

Argentina começa julgar equipe médica acusada por morte de Maradona

Imagem de destaque
Internado desde fevereiro

Melhora na saúde do papa se consolida, mas ele continua sem previsão de alta


Segundo Jaguaribe, com o novo serviço e a recente contratação de 60 examinadores de marcas, o INPI pretende reduzir para 12 meses o prazo para avaliação dos pedidos de registro. "Em função da enorme expansão da capacidade produtiva, nós trabalhamos com um ritmo que vai permitir que o pedido de marca feito hoje pela internet seja atendido em até 12 meses", afirmou.

Publicidade


Jaguaribe lembrou que a medida está inserida em um esforço de informatizar todos os processos que envolvem o INPI. Ele informou que já foram disponibilizados na internet o pagamento das guias de recolhimento da União e a Revista da Propriedade Industrial, pela qual é possível acompanhar o andamento das concessões de marcas e patentes.


Até o ano que vem, um sistema semelhante ao que entrou hoje em funcionamento será implantado para informatizar as solicitações de patentes.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) é responsável pela criação dos sistemas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo