O governo conseguiu fechar o ano com a imagem preservada e conta com uma expectativa otimista da população para 2004. A administração Lula chega ao final do seu primeiro ano de mandato com índices elevados de aprovação e nível de confiança da população no presidente. É o que revela a pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A avaliação pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu 6 pontos percentuais, de setembro a dezembro, fechando o último trimestre com 68% de aprovação - o maior índice desde março passado.
Em contrapartida, o índice de aprovação do governo caiu 3 pontos percentuais, de setembro a dezembro. Trata-se da terceira queda consecutiva, de março a dezembro. Em março, o governo obteve índice de aprovação de75% e hoje é de 66%.
Leia mais:
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
Itália debate mudanças na lei e prevê mais taxa após aumento de cidadanias
O que 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres precisam fazer para concorrer ao Oscar
Sem acordo, tratado global contra a poluição plástica é adiado para 2025
O brasileiro está otimista em relação a 2004 - 84% acreditam que o próximo será muito bom ou bom, enquanto apenas 7% das pessoas acreditam em um ano ruim. O clima geral de opinião pública registra que em relação ao desemprego 47% dizem que ele vai aumentar (esse índice era de 49%, anteriormente) e 29% acreditam que ele vai diminuir.
A pesquisa divulgada há pouco foi realizada de 4 a 8 de dezembro com duas mil entrevistas em 145 municípios. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.