A Receita Federal enviou comunicado alertando que, aproveitando a suspensão de mais de seis milhões de CPFs, os golpistas da Internet podem tentar enganar os contribuintes induzindo-os a fornecer dados confidenciais pessoais, fiscais e bancários.
No Paraná, o número de CPFs suspensos foram 350.109. Os CPFs suspensos pertencem a pessoas que ficaram mais de dois anos sem fazer a declaração de isento (quem não tem rendimento anual mínimo de R$ 12.696 para declarar imposto de renda).
As quadrilhas enviam falsas mensagens, como se viessem da Receita Federal, que convocam o contribuinte a regularizar eventuais pendências. A mensagem pode enganar, segundo a Receita, por conter timbres do Governo Federal, do Ministério da Fazenda e da própria receita.
Leia mais:
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'
Orlando Pride, de Marta, vence e conquista primeiro título da NWSL
OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global
A Receita Federal reitera que não envia mensagens sem a autorização do contribuinte, e que jamais pede dados confidenciais por e-mail. Quem receber mensagens dessa natureza deve apagá-las do computador imediatamente e jamais responder a nenhuma delas.
Mais informações poderão ser obtidas junto às unidades da Receita ou pela Internet no site www.receita.fazenda.gov.br .
Fonte: Terra