Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ONU

Relator sobre exploração infantil chega na segunda

Redação - Folha de Londrina
01 nov 2003 às 12:45

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre venda de crianças, pornografia e prostituição infantil, o uruguaio Juan Miguel Petit chega ao Brasil na próxima segunda-feira (3), para uma visita que termina somente no dia 15. Petit vai visitar o Distrito Federal, Pará, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, onde participa de reuniões com representantes dos governos federal e estaduais, do Poder Judiciário e de organizações não-governamentais.

Dados da Associação Brasileira de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) revelam que a cada hora sete crianças ou adolescentes sofrem algum tipo de abuso sexual no país. O disque-denúncia da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (0800 990500), recebeu, de maio a outubro deste ano, 3.289 chamadas, das quais 1.047 foram denúncias de abuso sexual, 441, de exploração sexual comercial e 1.801 de maus-tratos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Rio Grande do Sul aparece em primeiro lugar em denúncias de crimes contra crianças e adolescentes, com 441 denúncias. O Rio de Janeiro vem em segundo lugar, com 439, e São Paulo em terceiro, com 326 chamadas. Em seguida, aparecem Ceará, com 253, Bahia, com 232, e Minas Gerais, com 209 denúncias. O estado do Ceará é o campeão de denúncias em se tratando de exploração sexual comercial: 74 chamadas

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil

Imagem de destaque
Dono do X

Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) calcula que, no mundo, cerca de 1,2 milhão de crianças e adolescentes são exploradas sexualmente a cada ano. No Brasil, esse mercado ilegal atinge principalmente mulheres e meninas negras e mestiças, com idade entre 15 e 27 anos. Pelo menos 241 rotas de tráfico de mulheres, adolescentes e crianças passam pelo Brasil, das quais 131 são internacionais e 110 domésticas.


Desde 2001, todos os relatores temáticos da ONU têm convite permanente para visitar o país devido a adesão a tratados internacionais. Durante essas visitas, os relatores colhem informações atualizadas sobre o funcionamento de programas, ações e políticas estaduais e federais, que sirvam de subsídios para a elaboração de um relatório a ser apresentado na Comissão de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Nos últimos três anos, o uruguaio Juan Miguel Petit será o quarto relator temático a visitar o Brasil. O objetivo dessas visitas é verificar a implementação de padrões internacionais de respeito aos direitos humanos.

Fonte : Agência Brasil (ABr)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo