As comemorações do 25º aniversário de pontificado do polonês Karol Wojtyla, eleito Papa em 1978 com o nome de João Paulo II, terão início na quinta-feira 16 de outubro com um celebração eucarística na praça São Pedro, no Vaticano. A celebração oficial acontecerá três dias depois na missa em que o Papa vai beatificar de Madre Teresa de Calcutá.
Mesmo com a saúde debilitada, João Paulo II, de 83 anos, chega ao quarto reinado mais longo na história da Igreja, só inferior ao de Leão XIII (25 anos, 4 meses e 29 dias), ao de Pio IX (31 anos, 7 meses e 22 dias) e ao de São Pedro, de uns 35 anos.
Cada dia mais debilitado pelo mal de Parkinson, que limita seus movimentos e compromete a expressão, João Paulo II tem artrite no joelho direito e seqüelas de cirurgias a que foi submetido nos últimos 20 anos, desde que foi vítima de um atentado a tiros, em maio de 1981, na Praça de São Pedro.
Leia mais:
Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição
Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis
Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil
Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo
Ontem, João Paulo II se reuniu com o presidente do Timor Oriental Xanana Gusmão, país de maioria católica, e saudou os italianos durante uma audiência pública, um dia depois de um porta-voz do Vaticano negar versões de que o pontífice estaria sendo submetido a hemodiálise. O avanço do mal de Parkinson debilita o Papa a cada dia, que nos últimos meses só foi visto em pé em raras ocasiões e apresenta cada vez mais dificuldades para pronunciar as palavras.
Informações Agência Brasil