Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segundo OMS

Tese sobre origem de Covid em laboratório é 'roteiro de filme', diz especialista da OMS

Ansa Brasil
05 fev 2021 às 10:49
- Ansa Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O chefe da equipe de especialistas da OMS (Organização Mundial da Saúde) que investiga a origem da pandemia em Wuhan, na China, afirmou ser pouco provável que o coronavírus Sars-CoV-2 tenha vazado de um laboratório. Para ele, esta ideia seria um "excelente roteiro" para um filme ou uma série de TV.


"Se começarmos a seguir e perseguir fantasmas aqui e em outros lugares, nunca iremos chegar a lugar nenhum", disse Peter Ben Embarek em uma entrevista à AFP, prometendo "seguir a ciência e os fatos" para chegar a uma conclusão definitiva sobre a origem da pandemia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Embarek compõe o grupo de 10 especialistas da OMS que está na China desde janeiro para investigar a origem da Covid-19, que foi identificada pela primeira vez na cidade chinesa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Na torcida

Filipinho e Rayssa Leal podem quebrar jejum de 8 anos do Brasil no Laureus

Imagem de destaque
Confira

NBA anuncia finalistas de sete prêmios individuais

Imagem de destaque
Novo disco

Taylor Swift bate recorde no Spotify com 300 milhões de reproduções em um dia

Imagem de destaque
Chiangrai United

Ex-Corinthians foi roupeiro e árbitro até virar técnico


Na quarta-feira (3), a equipe visitou o Instituto de Virologia de Wuhan, que foi acusado principalmente pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump de ter liberado o vírus de um de seus laboratórios acidentalmente ou não.

Publicidade


Para o especialista em segurança alimentar, que trabalhou para a OMS em Pequim no início da década de 2010, a visita ao instituto foi "um passo importante [para] entender de onde vêm estas histórias".


"Conseguimos, de forma racional explicar por que algumas delas [dessas histórias] são totalmente irracionais, por que algumas delas podem fazer sentido, e por que algumas delas podem ser explicadas ou não", afirmou.

A missão da OMS tem o objetivo de entender como o coronavírus passou para os humanos, uma pergunta sem respostas depois de mais de um ano de pandemia, e se Wuhan realmente foi o "marco zero" da crise sanitária ou apenas o primeiro lugar que notificou os casos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade