Aos 76 anos, faleceu Massami Shimokomaki. Professor, pai, amigo e palmeirense, ele era formado em farmácia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto e chegou ao título de doutor e PhD pela Bristol University, na Inglaterra. Depois de sua aposentadoria compulsória - ele brincava dizendo que o "expulsaram da universidade" -, tornou-se professor sênior da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e sócio de um dos bares mais tradicionais de Londrina.
Massami acreditava na cidade de Londrina e não desistiu de manter o bar aberto, mesmo em períodos econômicos difíceis. Ele dizia que o estabelecimento trazia renda e sustento para muitas famílias. Era, de fato, uma pessoa esperançosa e otimista. "Ele estava muito mais preocupado em gerar renda [para os outros] do que ganhar dinheiro", conta seu sócio e amigo, Vitor Tersivo.
O bar também era palco de muitos jogos de futebol, os quais Massami nunca perdia. "Sempre assistia ao jogo no bar com a camiseta do time. Brincava com os clientes que torciam contra." Suas principais características vêm fácil à memória de Vitor: "comunicativo e muito alegre". "Usava as mãos para falar e falava muito. Ele mesmo falava que não era japonês: era um japonês italiano."
Leia mais:
Falecimentos dos dias 6 a 8 de dezembro de 2024 em Londrina e região
Falecimentos dos dias 5 e 6 de dezembro em Londrina e região
Ganhador da Mega-Sena morre menos de um mês após resgatar prêmio de R$ 201 milhões
Falecimentos dos dias 4 e 5 de dezembro de 2024 em Londrina e região
Como professor, orientou muitos alunos. Publicou quase 400 trabalhos acadêmicos, entre livros, artigos e publicações na companhia de alunos.
Da descoberta do câncer ao falecimento foram poucos dias. Vitor diz que Massami tinha o sonho de abrir mais um estabelecimento e se recorda com afeto: "ele despertava em mim a alegria de viver".
Massami deixa mulher e três filhos, dia 10 de setembro, aos 76 anos, de câncer.