Adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto em Fazenda Rio Grande estão conseguindo espaço no mercado de trabalho. Desde fevereiro, o município, que é responsável pela aplicação de medidas socioeducativas em meio aberto, já encaminhou seis adolescentes para o trabalho formal - três em uma grande rede de lanchonetes e três em um hipermercado.
Com apoio técnico e financeiro da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, o programa Liberdade Cidadã foi criado para dar apoio a prefeituras e entidades que executam as medidas socioeducativas em meio aberto, como Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. Atualmente, são 48 municípios contemplados no Paraná, que atendem cerca de 7 mil adolescentes por ano.
No município de Fazenda Rio Grande, os adolescentes selecionados receberam orientação sobre permanência no mercado de trabalho, já que a maioria nunca trabalhou formalmente. Um adolescente de 18 anos que está trabalhando na rede de lanchonetes disse que o programa abriu as portas para que encontrasse um emprego. "Estou terminando o ensino fundamental, trabalhando e faço curso de informática. Minha meta é cursar Pedagogia e continuar trabalhando", diz.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Cursos
Aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, o município também oferece cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de almoxarifado e informática, visando à qualificação profissional desses adolescentes. Além disto, são oferecidas atividades de artes, esportes e lazer. Aproximadamente 35 adolescentes são atendidos atualmente.
As famílias também têm participação ativa no processo socioeducativo. Por isso, a cada 15 dias elas são convocadas para participar de uma reunião em que é discutida a evolução do adolescente. "As mães também apresentam dificuldades para lidar com determinadas situações, por isso é importante este acompanhamento", acrescenta o pedagogo.
Com o objetivo de realizar a inserção cultural dos adolescentes, o município proporciona, mensalmente, visitas a parques e museus. Além disto, aqueles que já terminaram de cumprir a medida também podem participar de processos de seleção para emprego e para os cursos oferecidos.