Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Agricultores

Alerta aos cafeicultores: IDR e Simepar emitem alerta de geada para quase todo o Paraná nesta quinta

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 jun 2021 às 11:12
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O mês de julho chegará no Paraná com a permanência da massa de ar frio, que pode trazer geadas para todo o estado nesta quinta-feira (01). Conforme o programa promovido pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) em parceria com o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), elas serão moderadas nas regiões Sul, Sudoeste, Campos Gerais e Centro-Sul do Estado. Já no Norte, Noroeste, Região Metropolitana de Curitiba e Oeste do Paraná, serão de fraca intensidade.


Para os agricultores, os órgãos indicam que as plantas de café com até seis meses de idade sejam enterradas e que os viveiros recebam cobertura e aquecimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já nos cafeeiros mais avançados, de 6 meses a 2 anos, os troncos precisam receber terra para a proteção de geada na canela. Para a agrometeorologista Angela Costa, atuante no IDR, o período vital de seis meses a 2 anos é o mais perigoso dentre o ciclo lavro. Após essa fase, a planta já desenvolve mecanismos de proteção contra temperaturas extremas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Por mais de 10 quilômetros

Departamento de Estradas de Rodagem abre edital para obra da duplicação da rodovia entre Arapongas e Sabáudia

Imagem de destaque
Danos

IAT aplica R$ 40,2 milhões em multas por danos ambientais no 1º trimestre de 2024

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

FAB intercepta aeronave com cocaína em Londrina; piloto é preso no interior de SP


O Alerta Geada iniciou sua edição anual no último 11 de maio. Até setembro, os pesquisadores observam as massas polares nas regiões de cultivo cafeeiro do Paraná. Saiba mais.

Quando uma possível geada for percebida, os institutos avisam os produtores durante, pelo menos, 24h antes da chegada do fenômeno. Dependendo da evolução da plantação e dos recursos financeiros de cada profissional, um método distinto é indicado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade